Pesquisadores do PPGBiotec publicam livro para professores da educação básica

Janeiro 13, 2022

O livro tem como título "Jogos didáticos para uma abordagem multidisciplinar do tema 'vacinas' em sala de aula". Foi desenvolvido a partir do Ensina Biotec, em conjunto com o Pé de Água, grupo de pesquisa em educação ambiental da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

A obra contém, como material prático, diversos jogos educativos para que os professores possam falar sobre vacinas com seus alunos. Todos os jogos possuem indicações de possíveis abordagens pedagógicas, que oferecem diferentes oportunidades de aprendizagem, contemplando conceitos e procedimentos sobre vacinas e uma proposta de mudança de comportamento acerca do assunto, à luz da Educação Ambiental. Os jogos estão disponíveis para impressão e recorte.

Os responsáveis pela organização do livro são os professores Leandro Márcio Moreira e Breno de Mello Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Biotec), as pesquisadoras de pós-doutorado Cyntia S. Ferreira e Angélica B. Sanchez (Biotec) e os alunos Túlio C.R. Leite, mestre pelo Biotec, e Ana Cláudia Alvarenga, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFOP.

Publicada pela Unifal, a obra está disponível para acesso e download gratuito.

ENSINA BIOTEC - O Ensina Biotec é um projeto que conta com a supervisão dos professores Leandro Márcio Moreira e Breno de Mello, ambos do Departamento de Ciências Biológicas, e com a colaboração de diversos alunos dos programas de pós-graduação do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da UFOP. O objetivo é ajudar professores a levar temas relacionados à Biotecnologia até as salas de aula do ensino básico e, para isso, foi desenvolvido um curso de atualização docente e o livro. Acesse o site para conhecer o projeto.